Desafio climático é tema do Seminário Internacional Diálogo ACI

Notícia

Criado: Sex, 04 abr 2025 19:26 | Atualizado: Sex, 04 abr 2025 20:18
A secretária Marília Melo ministra palestra sobre a atuação da Semad no evento


A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) participa do 21º Seminário Internacional Diálogo ACI - Ambiental Constitucional e Internacional, realizado na Procuradoria-Geral de Justiça.

O evento aborda os desafios impostos pelas mudanças climáticas, incluindo a ocorrência de fenômenos extremos, novas perspectivas de atuação, capacitação e medidas de prevenção e resposta a desastres relacionados à emergência climática. Além disso, são analisados casos paradigmáticos que ajudam a compreender e enfrentar esses desafios.

A secretária Marília Melo destacou a importância de tratar a questão climática de forma transversal.
"Trazer luz às soluções para os impactos das mudanças climáticas é, de fato, muito relevante. Estamos atuando de maneira interdisciplinar em todas as políticas públicas, pois a agenda climática não se restringe ao meio ambiente, apesar de estar alocada nessa pasta. Essa agenda só se concretiza por meio da integração com políticas setoriais, como Saúde, Uso e Ocupação do Solo. Nossa meta para 2025 é aliar agricultura e desenvolvimento econômico, e temos trabalhado com cidades mineiras para alcançar os objetivos de descarbonização", ressaltou a secretária.

Marília também destacou outro desafio essencial:
"Precisamos aumentar a resiliência dos nossos municípios. Essa é a grande questão. O vice-governador Mateus Simões sempre lembra que, quando falamos na meta do Acordo de Paris, não estamos tratando de retroceder, mas de frear o aumento da temperatura global. O que vivemos hoje é uma realidade posta, e teremos que nos adaptar, tornando nossos municípios mais resilientes para garantir a proteção da sociedade", afirmou.

O procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso, enfatizou a gravidade do tema:
"Este 21º Seminário Internacional traz uma grande responsabilidade, pois trata de um tema urgente que reflete a seriedade dos desafios ambientais, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Este espaço é essencial para dialogarmos, refletirmos e agirmos de forma decisiva para mitigar os impactos das mudanças climáticas. A verdade é que os desastres climáticos estão se multiplicando de maneira alarmante."
Paulo de Tarso também apresentou dados preocupantes:

"No Brasil, um estudo recente da Aliança Brasileira pela Cultura Oceânica revelou que, entre 2020 e 2023, os desastres climáticos aumentaram 250% em comparação com a década de 1990. Eventos como deslizamentos de terra, inundações e secas têm causado impactos devastadores não apenas no Brasil, mas em diversas partes do mundo", destacou o procurador-geral.