Representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) apresentaram, durante reunião da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT Educa) da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), os resultados do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS), desenvolvido em escolas e municípios de Minas, além de outros programas de educação ambiental realizados no estado. A reunião aconteceu nos dias 4 e 5 de dezembro, em Brasília, e teve representantes de secretarias estaduais de meio ambiente de todo o Brasil.
A Câmara Técnica da Abema tem como objetivo principal alinhar estratégias, discutir políticas públicas voltadas à educação ambiental e fortalecer as parcerias entre os estados e o governo federal. “Durante a reunião, os Estados Brasileiros apresentaram seus programas e projetos de Educação executados nos órgãos estaduais”, explicou a superintendente de Educação Ambiental e Fauna Doméstica da Semad, Patrícia Carvalho. O diretor de Educação Ambiental da Semad, Ricardo Cottini, também participou do encontro.
“Fizemos um recorte específico com a apresentação do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, por meio do qual, será trabalhada a proposta de municipalização da educação ambiental, com municípios participantes do Programa que desejarem apoio nesta ação”, afirmou o diretor de educação ambiental, Ricardo Cottini.
O JMS tem como objetivo preparar jovens para uma vida adulta mais consciente e sustentável e se destacou por suas ações em educação ambiental e humanitária junto a alunos e professores de todo o Estado. A iniciativa busca formar cidadãos capazes de promover mudanças positivas em prol do meio ambiente e da sociedade.
“A reunião foi muito produtiva, tanto para apresentar as ações de Minas Gerais aos estados do Brasil, mas também para conhecer o cenário da atuação dos estados brasileiros na temática”, observou Patrícia Carvalho. “O evento proporcionou uma troca de conhecimento e experiências, que é importante para melhorarmos cada vez mais a atuação de Minas Gerais nessa agenda positiva”, destacou.
Emerson Gomes
Ascom/Sisema