A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) marcou presença no V Workshop de Meio Ambiente e Sustentabilidade, promovido pela Associação da Indústria da Bioenergia e do Açúcar de Minas Gerais (Siamig), que está sendo realizado hoje e amanhã (1º e 2 de abril) na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte.
Durante a abertura do evento, a secretária da Semad, Marília Melo, destacou os avanços na atuação da Secretaria no setor ambiental. Ela ressaltou que a racionalização dos processos de licenciamento ambiental tem sido uma das prioridades do governo de Romeu Zema. "No início da gestão, enfrentávamos um passivo de cerca de três mil processos de licenciamento. Hoje, esse número caiu para aproximadamente 200. Todos os processos de licenciamento ambiental são agora analisados dentro do prazo legal, com coordenação direta da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam)", explicou a secretária.
Marília Melo também comentou sobre a reestruturação da outorga, que antes estava sob responsabilidade da Semad, mas foi transferida para o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). "Em 2018, havia um passivo de 28 mil outorgas, com processos que aguardavam de cinco a oito anos para serem autorizados. Hoje, conseguimos regularizar essa situação, e as outorgas também estão sendo processadas dentro do prazo", afirmou.
O V Workshop tornou-se um evento de grande importância para o setor, reunindo especialistas, autoridades e representantes da agroindústria bioenergética de Minas Gerais. O presidente da Siamig, Mário Ferreira Campos Filho, ressaltou a relevância de encontros como este para o desenvolvimento do setor. "Conversar com vocês no dia a dia para entender as dificuldades do setor e levar essas questões para o governo e Brasília é fundamental. Nosso desafio é enorme, mas, ao discutir legislações e regulamentações, podemos criar mais oportunidades e agregar valor aos nossos produtos", afirmou.
Além da abertura, Marília Melo ministrou uma palestra sobre a "Reorganização Administrativa do Sisema", explicando as mudanças no Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e seus impactos para o setor. O evento também contou com a participação do diretor de Apoio à Regularização Ambiental da Feam, Arthur Ferreira Rezende Delfim, que destacou a importância da integração entre o setor produtivo e a preservação ambiental. "O desenvolvimento econômico aliado à sustentabilidade deve ser o foco da nossa gestão", afirmou Delfim.
O Workshop segue até amanhã, 2 de abril, proporcionando um importante espaço de debate sobre os desafios e oportunidades da agroindústria bioenergética em Minas Gerais, com foco em sustentabilidade e regulamentação ambiental.
Joana Nascimento
Ascom/Sisema