A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou, nesta quinta (13/03) o workshop técnico “2ª Fase da Plataforma de Monitoramento, Reporte e Verificação - MRV Climático”. A atividade teve o objetivo de compartilhar as lições aprendidas na elaboração dos indicadores da ferramenta, dar orientações sobre o envio de indicadores, além de apresentar o cronograma e os próximos passos do trabalho, que é parte do Plano Estadual de Ação Climática (PLAC).
Participaram do evento cerca de 60 pessoas das instituições inseridas na primeira versão da ferramenta com metas e objetivos eram mais quantificáveis e de longo prazo. Para cada uma dessas metas, foram, então, elaborados indicadores que refletissem o seu cumprimento e seu o impacto, levando em conta os dados disponíveis atualmente. Todo esse processo envolveu órgãos de Estado responsáveis por cada meta selecionada. Por fim, trabalhou-se na estrutura a ser utilizada para a ferramenta.
A Ferramenta MRV Climático é um instrumento fundamental para mensurar o avanço sistemático da execução do PLAC. Com ela, será possível gerenciar resultados e impactos de ações prioritárias, implementadas pelo Governo de Minas rumo à neutralidade de emissões líquidas de gases de efeito estufa no Estado até 2050 e à redução da vulnerabilidade climática dos municípios, conforme objetivos firmados nas campanhas Race To Zero e Race to Resilience.
A ferramenta funciona como uma calculadora, que tem como base as 199 metas propostas pelo PLAC-MG. O piloto vem sendo desenvolvido desde 2024, a partir de 22 metas prioritárias.
No processo de construção da ferramenta também é possível identificar quais são os recursos necessários para essas metas do PLAC, para que sejam investidos aportes financeiros públicos, privados ou de fundos internacionais.
“A ferramenta oferece uma estrutura robusta de governança, reporte e monitoramento que permite uma ação mais assertiva e estratégica de Minas Gerais na agenda climática e direcionar esforços para ações com maior potencial de redução de emissões”, afirma a superintendente de Qualidade Ambiental e Mudanças Climáticas da Semad, Renata Maria de Araújo.
O MRV Climático faz parte do projeto “Melhorando o desempenho climático do estado de Minas Gerais como força motriz para mobilizar investimentos verdes”, elaborado pelo Centro Brasil no Clima e a WayCarbon Soluções Ambientais e Projetos de Carbono SA, em parceria com o Estado de Minas Gerais. O projeto foi submetido e aprovado no Edital de Financiamento Climático Britânico - UK PACT 2023.
PLAC-MG
O Plano Estadual de Ação Climática (PLAC) estabelece metas para redução de emissão de gases de efeito estufa e captura de carbono, para mitigação e adaptação aos efeitos adversos do clima para o território mineiro. No PLAC foram estabelecidas ainda metas intermediárias a cada cinco anos.
O PLAC foi desenvolvido com apoio internacional e participação efetiva da sociedade civil, setor produtivo e universidades. Seu objetivo principal é orientar o Estado em direção a uma economia verde de baixo carbono, proporcionando resiliência diante das mudanças climáticas e promovendo uma sociedade mais inclusiva e sustentável do ponto de vista socioambiental.
Emerson Gomes
Ascom Sisema