Links Úteis - Geoportal


Links Úteis
Aqui é possível realizar o acesso e consulta a fontes de dados geoespaciais que possuem correlação temática e importância estratégica para a gestão e análise espacial ambiental, seja de Minas Gerais ou em todo o território nacional. Os portais selecionados aqui fornecem acesso a informações como mapas temáticos, camadas geoespaciais, dados abertos e outras fontes de dados com variável espacial. Essas informações podem ser pertinentes e úteis para quem trabalha com planejamento urbano, gestão territorial, gestão ambiental ou qualquer tema relacionado. É importante salientar que esses dados são complementares ao que é disponibilizado pela IDE-Sisema, e que os termos de uso de cada fonte de dados são de responsabilidade das instituições mantenedoras, já que o Sisema não possui gestão sobre essas bases e, portanto, não se responsabiliza por seu conteúdo ou atualização.
Seja você um pesquisador, um gestor público, um estudante ou simplesmente alguém interessado no tema, esta página oferece recursos que vão enriquecer suas análises e ampliar seu entendimento sobre o contexto geoespacial de Minas Gerais e do Brasil. Explore as opções disponíveis e encontre as ferramentas certas para suas necessidades de planejamento e gestão ambiental.
INFRAESTRUTURA NACIONAL DE DADOS ESPACIAIS - INDE
INFRAESTRUTURA NACIONAL DE DADOS ESPACIAIS - INDE
A INDE congrega dados geoespaciais estruturados e geridos por órgãos e entidades das esferas federal, estadual e municipal do território brasileiro, além de organizações não-governamentais que possuam interface na produção de informações geográficas oficiais. É mantida e coordenada pelo Instituto Brasielro de Geografia e Estatística (IBGE). A IDE-Sisema possui adesão a INDE, com suas camadas e metadados replicados no visualizador de camadas e no catálogo de metadados da infraestrutura, por meio dos protocolos de interoperabilidade OGC (WMS, WFS e WCS).
INFRAESTRUTURA ESTADUAL DE DADOS ESPACIAIS - IEDE-MG
INFRAESTRUTURA ESTADUAL DE DADOS ESPACIAIS - IEDE-MG
A IEDE-MG reúne dados geoespaciais atualmente estruturados e geridos pela Fundação João Pinheiro (FJP), que também realiza sua manutenção e coordenação. Assim como a INDE, também possui, em seu plano de ação, premissa de racionalizar dos dados geoespaciais produzidos na administração pública, nesse caso do poder público do Estado de MG. A IDE-Sisema consome as camadas de limites territoriais que são produzidas pela FJP e disponibilizadas na IEDE_MG, mais especificamente os limites municipais e distritais de MG, além da localização geográficas das vilas.
INFRAESTRUTURA DE DADOS ESPACIAIS DE BELO HORIZONTE - IDE-BHGEO
INFRAESTRUTURA DE DADOS ESPACIAIS DE BELO HORIZONTE - IDE-BHGEO
A IDE-BHGEO agrupa dados geoespaciais provenientes dos órgãos e entidades do poder público do município de Belo Horizonte, nas diversas temáticas e atuações da administração pública da capital mineira. A implementação, gestão e coordenação da IDE-BHGEO são realizadas pela Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), enquanto que a estruturação das camadas é realizada pelos órgãos e entidades, que realizam o encaminhamento a Prodabel, para replicação na infraestrutura. Tal qual a IDE-Sisema e IEDE-MG, a IDE-BHGEO possui adesão a INDE.
INFRAESTRUTURA DE DADOS ESPACIAIS DA PLATAFORMA BRUMADINHO UFMG
INFRAESTRUTURA DE DADOS ESPACIAIS DA PLATAFORMA BRUMADINHO UFMG
A Plataforma Brumadinho UFMG é um instrumento de acesso aos dados relacionados aos processos judiciais que tramitam em decorrência do rompimento da barragem do complexo minerário Paraopebas, Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG). Combinando o texto completo dos documentos legais a dados sobre a região afetada, produzidos pelos mais de 60 subprojetos do Projeto Brumadinho UFMG e pelas partes envolvidas nos processos judiciais, a Plataforma oferece recursos integrados para busca e visualização de informação.
INFRAESTRUTURA DE DADOS ESPACIAIS DE OURO PRETO - IDE-OP
INFRAESTRUTURA DE DADOS ESPACIAIS DE OURO PRETO - IDE-OP
A IDE-OP objetiva promover o adequado ordenamento na geração, no armazenamento, no acesso, no compartilhamento, na disseminação e no uso dos dados geoespaciais do Poder Executivo municipal de Ouro Preto. Os padrões e normas homologados, incluindo as regras para estruturação e gestão dos dados espaciais da infraestrutura, são instituidos pelo Grupo de Trabalho da Infraestrutura de Informações Espaciais do Município de Ouro Preto – GT- IDE-OP – composto por representantes dos órgãos e entidades da administração municipal.
INFRAESTRUTURA DE DADOS ESPACIAIS DA PREFEITURA DE DIVINÓPOLIS - DIVIGEO
INFRAESTRUTURA DE DADOS ESPACIAIS DA PREFEITURA DE DIVINÓPOLIS - DIVIGEO
O DiviGeo é composto por um software voltado à Gestão Territorial e um GeoPortal para atender às necessidades de manutenção e visualização integrada das bases de dados Geoespaciais do Cadastro Territorial do município de Divinópolis. O projeto teve como objetivo a atualização e modernização da base de dados cadastral e territorial. O sistema é utilizado e gerido por grande parte das secretarias e órgãos municipais. As informações são atualizadas pelo setor da administração municipal responsável, conforme demanda das demais Secretarias.
INFRAESTRUTURA DE DADOS ESPACIAIS DA PREFEITURA DE ITABIRA - SIT
INFRAESTRUTURA DE DADOS ESPACIAIS DA PREFEITURA DE ITABIRA - SIT
O Sistema de Gestão Territorial de Itabira (SIT) é responsável pela estruturação e gestão dos dados geoespaciais referentes ao Cadastro de Logradouros, de Zoneamentos, de Parcelas Territoriais, de Unidades Autônomas, de Infraestrutura Urbana, de Avaliações e Auditoria. Por meio do Geoportal, faz-se a gestão, manutenção, disseminação e visualização integrada das bases de dados Geoespaciais do Cadastro Territorial do município. As informações são atualizadas diariamente pelo setor da administração municipal responsável.
INFRAESTRUTURA DE DADOS ESPACIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS - IDE UFLA
INFRAESTRUTURA DE DADOS ESPACIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS - IDE UFLA
A IDE UFLA reúne dados geoespacias estruturados pelas unidades acadêmicas e parceiros institucionais da UFLA, com o desenvolvimento e gestão do arcabouço tecnológico e administrativo da infraestrutura a cargo da Agência UFLA de Inovação, Geotecnologias e Sistemas Inteligentes (ZETTA). A IDE UFLA objetiva a disseminação e o subsídio à produção geoespacial acadêmico-científica da universidade e entidades parceiras, sendo composta por um hall extensivo de camadas e metadados geoespaciais dos mais diversos temas.
INFRAESTRUTURA DE DADOS ESPACIAIS DA EMBRAPA - GEOINFO
INFRAESTRUTURA DE DADOS ESPACIAIS DA EMBRAPA - GEOINFO
O Geoinfo é a IDE institucional dos dados espaciais estruturados e geridos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Promove a racionalização, estruturação e disseminação do conjuntos de dados da instituição, como mapas de uso e cobertura das terras e de aptidão agrícola, zoneamentos e diagnósticos ambientais, levantamentos de solo, estimativas de degradação de pastagens, emissão de carbono etc. O Geoinfo é pioneiro no uso da solução GeoNode para implementação e gestão da Infraestrutura.
SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS MUNICIPAIS DE CONTAGEM - SIGM/GEOCONTAGEM
SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS MUNICIPAIS DE CONTAGEM - SIGM/GEOCONTAGEM
O SIGM do município de Contagem reúne dados geoespaciais estruturados e geridos pela Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação do município, nas diversas temáticas institucionais e territoriais. A plataforma compõe o hall de recursos e funcionalidades do Geocontagem, que contém dezenas de serviços e projetos desenvolvidos pelo município, e que possuem variável espacial como insumo e/ou resultado. O Geocontagem compõe o Plano de Inovação Tecnológica implementado pelo município.
SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS DE NOVA LIMA - GEOPNL
SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS DE NOVA LIMA - GEOPNL
O Sistema de Informações Geográficas de Nova Lima (GeoPNL) é a plataforma de dados geoespaciais novalimense, onde podem ser visualizados dados geográficos e serviços, por meio de camadas para consulta e utilização de ferramentas para análise, gestão ou representação do espaço e dos fenômenos que ocorrem no município. Uma das suas principais aplicações é no planejamento e ordenamento territorial, como controle e monitoramento urbano e ambiental de Nova Lima, além do Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM).
SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS DE RIBEIRÃO DAS NEVES - GEONEVES
SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS DE RIBEIRÃO DAS NEVES - GEONEVES
O GeoNeves é o Sistema de Informação Geográfica do município de Ribeirão das Neves. Contém os dados geoespaciais estruturados e geridos pela Secretaria Municipal de Fazenda. A plataforma tem como objetivo facilitar o acesso às informações municipais relevantes e estratégicas, com a premissa de agilidade e transparência nas consultas disponíveis. O serviço é disponível para todos os cidadãos, empreendedores e profissionais que desejam obter informações espaciais do município de Ribeirão das Neves.
SOLUÇÃO INTEGRADA DE INTELIGÊNCIA GEOESPACIAL - GEOPIN SANTA LUZIA
SOLUÇÃO INTEGRADA DE INTELIGÊNCIA GEOESPACIAL - GEOPIN SANTA LUZIA
O Geopin é um sistema de geoinformação multifinalitária desenvolvido para racionalizar e facilitar a gestão de dados geoespaciais no município de Santa Luzia por meio da centralização, integração e democratização de dados. Foi desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, com a colaboração de servidores especializados em tecnologia, gestão de dados geoespaciais e gestão de projetos. Tem o objetivo de oferecer uma ferramenta intuitiva e acessível que promova uma experiência de navegação simplificada aos servidores e usuários civis.
GEOPORTAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUTINHONHA E MUCURI - GEONODE UFVJM
GEOPORTAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUTINHONHA E MUCURI - GEONODE UFVJM
PORTAL DA GEOLOGIA MG
PORTAL DA GEOLOGIA MG
O Portal da Geologia é uma plataforma que reúne os projetos de mapeamentos geológicos de Minas Gerais. Uma iniciativa do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), em parceria com o Instituto de Geociências da UFMG e o Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), a ferramenta facilita o estudo do potencial mineral do estado, além de disseminar de forma pública os dados mais completos e organizados e agilizar a busca e o acesso às informações geológicas mapeadas.
SISTEMA DE ANÁLISE AUTOMÁTICA DO CADASTRO AMBIENTAL RURAL - CAR 2.0
SISTEMA DE ANÁLISE AUTOMÁTICA DO CADASTRO AMBIENTAL RURAL - CAR 2.0
Desenvolvida e gerida pela UFMG, em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o Centro de Inteligência Territorial (CIT), o CAR 2.0 é uma ferramenta de inteligência geoespacial desenvolvida para analisar automaticamente todos os imóveis rurais inscritos no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e verificar o cumprimento da legislação ambiental vigente, identificando eventuais pendências ou irregularidades ambientais a serem sanadas pelos proprietários ou posseiros. Também é possível obter seus dados espaciais-base.
SISTEMA DE CADASTRO AMBIENTAL RURAL - SICAR
SISTEMA DE CADASTRO AMBIENTAL RURAL - SICAR
O SICAR é uma Plataforma digital com o objetivo de integrar e organizar informações ambientais geoespaciaisdas propriedades rurais, facilitando a regularização e o monitoramento do uso da terra conforme a legislação federal (12.651/2012). Através do uso de ferramentas de georreferenciamento, proprietários e possuidores de imóveis rurais registram dados essenciais, como a delimitação de áreas de Reserva Legal, de Preservação Permanente e as Áreas de Uso Restrito, o que contribui para a gestão e fiscalização ambiental.
PLATAFORMA DE ANÁLISE E MONITORAMENTO GEOESPACIAL DA INFORMAÇÃO AMBIENTAL - PAMGIA
PLATAFORMA DE ANÁLISE E MONITORAMENTO GEOESPACIAL DA INFORMAÇÃO AMBIENTAL - PAMGIA
A Pamgia é uma plataforma web de visualização, análise e monitoramento geoespacial dos diversos temas de atuação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), visando a melhoria no acesso, controle, gestão e disponibilização das informações ambientais. A Pamgia tem como objetivo principal simplificar o fluxo das informações geográficas geradas, analisadas e monitoradas pelo Ibama, visando auxiliar na melhor tomada de decisão dos gestores e difusão do conhecimento para a sociedade.
SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES SOBRE RECURSOS HÍDRICOS - SNIRH
SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES SOBRE RECURSOS HÍDRICOS - SNIRH
Instituído e gerido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o SNIRH é um dos instrumentos de gestão previsto na Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH). Trata-se de um amplo sistema de coleta, tratamento, armazenamento e recuperação de informações sobre recursos hídricos, bem como fatores intervenientes para sua gestão. O SNIRH conta com visualizador de dados geográficos, para consulta e obtenção, além de catálogo de metadados e, para interoperabilidade, geosserviços nos padrões WMS e WFS.
BANCO DE DADOS DE INFORMAÇÕES AMBIENTAIS - BDiA
BANCO DE DADOS DE INFORMAÇÕES AMBIENTAIS - BDiA
O Banco de Dados e Informações Ambientais (BDiA) do IBGE reúne a coleção de bases temáticas de recursos naturais do território nacional, ajustadas à escala 1:250.000, produzidas pelo IBGE no âmbito do projeto de Mapeamento de Recursos Naturais (MRN). Estes dados foram produzidos em quatro áreas temáticas: Geologia, Geomorfologia, Pedologia e Vegetação. Os mapeamentos, em formato digital vetorial, foram produzidos a partir da interpretação de imagens de sensores orbitais, expedições de campo e levantamento bibliográfico.
BANCO DE DADOS GEOMORFOMÉTRICOS DO BRASIL - TOPODATA
BANCO DE DADOS GEOMORFOMÉTRICOS DO BRASIL - TOPODATA
O Topodata oferece o Modelo Digital de Elevação (MDE) e suas derivações locais básicas em cobertura nacional. Os dados geomorfométricos disseminados são elaborados e mantidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), com base no mapeamento da missão SRTM, conduzida pela NASA a nível global. O INPE realizou o tratamento e refinamento para o Brasil, em escala de 30x30 metros, além de produzir dados de declividade, orientação de vertentes, curvaturas e formas do terreno. Os dados também estão disponíveis na IDE-Sisema.
SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS DO SETOR ELÉTRICO - SIGEL
SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS DO SETOR ELÉTRICO - SIGEL
O SIGEL reúne as informações geoespaciais do setor elétrico brasileiro - como a localização de empreendimentos hidrelétricos - estruturadas e geridas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O sistema tem o objetivo de tornar-se um instrumento de referência em informações relativas às atividades fins do setor elétrico nacional, tornando disponível, em um mesmo ambiente computacional, dados e informações disseminadas em vários subsistemas isolados de interesse corporativo, desenvolvidos interna ou externamente.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA DA MINERAÇÃO - SIGMINE
SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA DA MINERAÇÃO - SIGMINE
O SIGMINE, desenvolvido e gerido pela Agência Nacional de Mineração (ANM), tem como objetivo fornecer a localização e detalhes dos processos minerários ativos da ANM, por meio da visualização dos dados geográficos em mapas interativos, além da utilização de ferramentas de localização, pesquisas, medições, relatóricos, download etc. O SIGMINE cumpre com a premissa de transparência das informações da ANM no setor mineral brasileiro. Na IDE-Sisema encontra-se disponível camada com os processos minerários ativos em MG.
SISTEMA DE GEOCIÊNCIAS DO SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL - GEOSGB
SISTEMA DE GEOCIÊNCIAS DO SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL - GEOSGB
O GeoSGB congrega acervo de dados geoespaciais sobre a geologia do território brasileiro, estruturados e geridos pelo SGB/CPRM. É um complexo sistema gerenciador, via WEB, que envolve bases de dados temáticas, aplicativos de consulta e inserção de dados, soluções de espacialização e visualização de informações em tempo real, opções variadas de baixa de arquivos, ferramentas de geoprocessamento e geosserviços no padrão OGC. O GeoSGB atende às necessidades de mineradores, gestores públicos, ambientalistas, acadêmicos e geólogos.
SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES FLORESTAIS - SNIF
SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES FLORESTAIS - SNIF
O SNIF é referência em dados e informações florestais, um sistema de identificação, registro, análise e disseminação de informações associadas às florestas naturais e plantadas do Brasil. O sistema é estruturado e gerido pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), com o apoio de entidades produtoras de informações florestais. Entre os objetivos do SNIF estão os de colecionar, produzir, organizar, armazenar, processar e disseminar dados, informações e conhecimentos sobre as florestas e o setor florestal, visando subsidiar políticas e projetos.
BANCO DE DADOS GEOGRÁFICOS DO EXÉRCITO - BDGEX
BANCO DE DADOS GEOGRÁFICOS DO EXÉRCITO - BDGEX
O BDGEx plataforma que congrega os produtos cartográficos produzidos pela Diretoria de Serviço Geográfico do Exército Brasileiro (DSG). Os dados são disponibilizados ao público civil e militar. Nesse sistema é possível visualizar e obter os produtos cartográficos em vários formatos digitais, seja através da Consulta por Metadados, onde há filtros e todas as informações de cada produto exibidas individualmente, seja pela Consulta por Navegação que permite visualizar os recursos geográficos de forma contínua.
ÍNDICE MINEIRO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL - IMRS
ÍNDICE MINEIRO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL - IMRS
O IMRS é um instrumento de avaliação e monitoramento da promoção, gestão e situação de políticas públicas socioespaciais de MG. Coordenado e executado pela Fundação João Pinheiro (FJP), o IMRS reúne centenas de indicadores, vinculados a 5 dimensões - Saúde, Educação, Vulnerabilidade, Segurança e Saneamento/Meio Ambiente. A plataforma do IMRS permite realizar uma série de consultas dos indicadores e sua série histórica, além de oferecer a exportação dos dados com variável espacial vetorial, aplicados aos municípios de MG.
MAPBIOMAS
MAPBIOMAS
O MapBiomas, projeto de mapeamento de cobertura e uso da terra, é organizado de maneira colaborativa: ONGs, universidades, laboratórios e startups de tecnologia formam a rede. Por meio do projeto, é realizado o mapeamento anual da cobertura e uso da terra, além do monitoramento mensal da superfície de água e das cicatrizes de fogo com dados desde 1985. A IDE-Sisema provisiona camadas matriciais das séries históricas de Uso e cobertura da terra, Áreas naturais e usos antrópicos e Vigor da pastagem, recortadas para o Estado de MG.
FUNDAÇÃO BRASILEIRA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - FBDS
FUNDAÇÃO BRASILEIRA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - FBDS
A FBDS é uma entidade privada sem fins lucrativos que realiza estudos e projetos técnicos com vistas à contribuições para o desenvolvimento sustentável. A Fundação coordena a execução de um mapeamento em alta resolução dos biomas brasileiros, contendo dados geoespaciais relativos a APPs, Hidrografia e Uso e cobertura do solo. O mapeamento é compatível com a escala 1:25.000, fruto de interpretação de imagens com resolução espacial de 5 metros, além de validação em campo. Os dados são disponíveis por UF e municípios.
ATLAS DIGITAL GEOAMBIENTAL DO INSTITUTO PRISTINO
ATLAS DIGITAL GEOAMBIENTAL DO INSTITUTO PRISTINO
O Atlas Digital Geoambiental é um banco de dados espaciais gerido pelo Instituto Pristino - Instituição privada sem fins lucrativos - que reúne dados geográficos provenientes de diversas fontes de dados públicas de livre acesso, adaptadas pelo Instituto. As bases disponibilizadas tem diferentes níveis de recortes, associados à áreas territoriais de atuação da instituição. O objetivo é o de socializar o conhecimento e promover discussões sobre conservação da natureza, governança e uso racional dos recursos naturais a nível social.