Apoio à Gestão de Unidades de Conservação

Artigos

 

PRODETUR:
 Convênio firmado entre o Banco do Nordeste, a SEMAD, a SETUR e o Ministério do Turismo, visando ao desenvolvimento sustentável do Pólo Turístico do Vale do Jequitinhonha. Os seus eixos temáticos concentram-se em atividades que visam ao fortalecimento das Unidades de Conservação do Estado, através da elaboração e implementação dos Planos de Manejo, ao monitoramento da qualidade da água e ao Saneamento e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos no Pólo Turístico do Jequitinhonha. Os Planos de Manejo do Parque Estadual do Itambé, Rio Preto e Biribiri já foram elaborados. O da APA Águas Vertentes está em fase de elaboração.

Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço

Convênio com a ONG “Sociedade Amigos do Tabuleiro” na reserva da biosfera da Serra do Espinhaço, declarada como reserva da biosfera pela UNESCO. Seu objetivo é uma cooperação técnica, financeira e operacional para a informação, mobilização, capacitação de atores sociais dos 53 municípios que compõem a Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, visando seu envolvimento para a preparação de um processo de gestão participativa.

Convênio com o Instituto de Geociências Aplicadas (IGA):

Este convênio surgiu com a necessidade de programação do Zoneamento Ecológico das Áreas de Proteção Ambiental no Estado de Minas Gerais, através do desenvolvimento de estudos geoambientais, alicerce para o seu desenvolvimento. A elaboração de uma base cartográfica georeferenciada e em escala apropriada ao lançamento das informações fundamentais para o tratamento a ser dado quanto ao uso e ocupação do solo nas áreas em questão foi uma das bases de trabalho.

PROMATA:

projeto realizado desde 2003, cuja unidade executiva é o Instituto Estadual de Florestas (IEF). Atua diretamente em 15 Unidades de Conservação e seus entornos, abrangendo uma área total de 140 mil quilômetros quadrados. Este programa visa à proteção, recuperação e uso sustentável na região da Mata Atlântica do Estado. Seus eixos temáticos são a recuperação de áreas degradadas e o fortalecimento das Unidades de Conservação.