Educação ambiental leva temática do saneamento básico para as salas de aula

Notícia

Seg, 21 out 2024
O estado fomenta ações de educação ambiental em saneamento básico junto a escolas mineiras por meio do programa Jovens Mineiros Sustentáveis

Foto: Semad/Divulgação
Os conteúdos estão sendo disponibilizados no site e começaram a ser introduzidos nas escolas por meio do Jovens Mineiros Sustentáveis
Os conteúdos estão sendo disponibilizados no site e começaram a ser introduzidos nas escolas por meio do Jovens Mineiros Sustentáveis

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, tem fomentado ações de educação ambiental em saneamento básico em unidades de ensino parceiras da iniciativa. A Diretoria de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, em parceria com a Superintendência de Educação Ambiental e Fauna Doméstica da Semad, elaborou materiais educativos adicionais sobre saneamento para serem trabalhados no programa. Esses conteúdos estão sendo disponibilizados no site e começaram a ser introduzidos nas escolas por meio do Jovens Mineiros Sustentáveis.

“A iniciativa busca conscientizar estudantes sobre a importância do saneamento para a saúde pública e a preservação ambiental, fomentando uma nova geração mais engajada com a sustentabilidade”, destacou a diretora de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, Isabela Meline.

O superintendente de Água, Esgoto e Drenagem Pluvial, Kleynner Jardim, ressaltou a importância da ação. “Trata-se de uma ação de grande importância, pois busca sensibilizar alunos, professores e funcionários para o uso racional da água, para a preservação dos recursos hídricos por meio da destinação ambientalmente correta, assim como para a importância do saneamento em todas as esferas das sociedade e meio ambiente.”

Já o diretor de Educação Ambiental da Semad, Ricardo Cottini, destacou que as parcerias entre as áreas técnicas com a educação ambiental são necessárias, pela interface que possuem. “A área técnico-científica proporciona à educação ambiental segurança, credibilidade e confiança do público a ser trabalhado, porém, precisa que os conceitos sejam difundidos utilizando-se de técnicas humanistas pedagógicas para motivar e conquistar os envolvidos, agregando resultados capazes de alcançar as mudanças desejadas”, disse.

Minas Gerais aposta na integração entre educação e capacitação técnica como uma das estratégias para garantir que as metas de universalização sejam atingidas até 2033, alinhando investimentos e formação de mão de obra qualificada para assegurar sistemas eficientes e sustentáveis.

Loreena Cordeiro
Ascom/Sisema