III Reunião do Comitê Preparatório precede a Conferência Rio + 20

Artigos

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio + 20, que acontece de 20 a 22 de Junho no Centro de convenções Riocentro, no Rio de Janeiro, é precedida nos dias 13, 14 e 15 de Junho, pela III Reunião do Comitê Preparatório.


Durante a reunião será finalizado o documento base para a Conferência, que será analisado e deverá passar pela aprovação dos Estados-Membros da ONU durante o encontro. O “Draft Zero”, como é conhecido o documento, é fruto de sugestões e contribuições de países, grupos regionais, organizações internacionais e da sociedade civil.

A subsecretária de Fiscalização e Controle Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Melo, participou ontem (13/06) de um dos debates promovidos no Riocentro. De acordo com ela, as discussões frisaram que a construção de soluções para problemas globais deve ser pautada em ações de âmbito local.

Segundo Marília Melo, outro ponto ressaltado nos debates foi a necessidade de um fortalecimento institucional para a gestão ambiental, que segundo os conferencistas da mesa, passa pela efetiva participação da sociedade civil nas discussões, formulações e implementação das políticas públicas. “Em Minas Gerais o Conselho de Política Ambiental e suas unidades regionais colegiadas, além do Conselho Estadual de Recursos Hídricos já vêm exercendo essa  função há alguns anos”, avaliou.

Participação Mineira – O Estado de Minas Gerais participa da Delegação Brasileira com 10 representantes das Secretarias de  Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sects), do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), da Secretaria de Estado para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas (Sedvan), da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), da Fundação Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas Unesco (Hidroex) e da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

O Governo de Minas conta também com um estande, montado no Parque dos Atletas. O espaço foi desenvolvido com materiais sustentáveis como o piso reciclado, feito com material composto por 70% de caixinha longa vida reciclável, 30% de fibras vegetais, plástico e outros reciclados, além da cobertura das paredes feita de pastilha de coco, obtida pela casca do coco.

Com 100 m2 o estande apresenta aos visitantes os projetos e ações do governo de Minas, alinhados aos temas da Rio+ 20. Alguns projetos tiveram destaque no estande Mineiro como o  Programa Ambientação, Educação ambiental em prédios públicos de MG, que oferece quatro jogos interativos ao público; o Pólo de Excelência em Inovação Ambiental, que visa atender o desafio da diversificação da economia mineira via inovação ambiental e o Projeto de Inclusão Produtiva, por meio do assessoramento e qualificação profissional de empreendimentos individuais, familiares e coletivos das cadeias produtivas da reciclagem, confecção, alimentos, artesanato e o setor de serviços autônomos.

Rio + 20 – A Conferência contará com a presença de chefes de Estado e de Governos do mundo inteiro e marca o 20o aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro em 1992 e o 10o aniversário da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável promovida em Joanesburgo em 2002.

Além de abordar os novos desafios enfrentados mundialmente, a Conferência tem como objetivos avaliar os progressos já obtidos e as lacunas que ainda existem naimplementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável e assegurar um comportamento político renovado, com referência aos temas tratados no encontro.

Com dois temas principais: economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável, o evento espera reunir diplomatas e chefes de Estado de 183 países.

Durante a Conferência acontecem também 280 eventos paralelos, concentrados principalmente na Cúpula dos Povos montada no aterro do Flamengo, como encontros de Ongs e empresas. Considerando a transversatilidade dos temas relacionados à sustentabilidade, um grupo de cerca de 50 representantes de diversas Secretarias do Estado de Minas Gerais participam desses encontros.