Operação de fiscalização preventiva orienta proprietários rurais de Montes Claros sobre perigos do uso do fogo e consequências do desmatamento

Notícia

Criado: Ter, 01 out 2024 18:02 | Atualizado: Ter, 01 out 2024 23:08
A ação foi coordenada pela Unidade Regional de Fiscalização Norte de Minas durante a Semana Florestal 2024.

Foto: Arquivo\Sisema
Ações foram de cunho educativo, com distribuição de folders e panfletos de conscientização para a população rural
Ações foram de cunho educativo, com distribuição de folders e panfletos de conscientização para a população rural

Em consonância com a programação da Semana Florestal 2024 foi realizada, na última semana, Operação de Fiscalização Ordinária Preventiva de Combate ao Desmatamento em propriedades na zona rural de Montes Claros. Coordenada pela Unidade Regional de Fiscalização Norte de Minas, a ação visitou diversas propriedades rurais nas proximidades dos distritos de Santa Rosa de Lima, Panorâmica, Vaca Brava e Olhos D'água.

A operação foi de intuito educativo, com distribuição de folders e panfletos de conscientização sobre a conservação e proteção dos recursos naturais e orientação quanto à questão de desmatamento e limpeza de área.

Foram visitadas cerca de 15 propriedades rurais, onde os proprietários foram conscientizados também sobre o perigo do uso do fogo nesse período crítico de incêndios florestais. A população foi alertada e instruída a não realizar queimadas na região.

O chefe regional da URFIS NM, João Paulo Lopes Gomes, ressalta que o desmatamento ilegal e os incêndios florestais têm como consequência a perda da biodiversidade e o desequilíbrio ecológico.

"As ações de instrução e conscientização realizadas buscaram sensibilizar os produtores rurais, no intuito de cessar os impactos ambientais provenientes das ações humanas. Ações como esta, de natureza educativa, são uma ferramenta de prevenção imprescindível para a conscientização sobre desmates ilegais, bem como a ocorrência de incêndios florestais na região", pontua.

Denúncia

O Governo de Minas, por meio da Semad, disponibiliza diversos canais de denúncias ambientais e conta com o apoio da sociedade para monitorar e denunciar práticas evidentes ou suspeitas de irregularidades ambientais. A denúncia ou solicitação de fiscalização ambiental pode ser feita pelo LigMinas (ligue 155 - opção 7) ou por meio deste link, que traz mais informações sobre o assunto.

Luiz Fernando Motta
Ascom/Sisema