Socioeconomico

Artigos

SE-4 Mortalidade infantil

A taxa de mortalidade infantil é um indicador largamente utilizado no mundo inteiro, obtido a partir da razão entre o número de óbitos de crianças menores de um ano de vida e o número de nascidos vivos em um mesmo ano civil, utilizando-se a base de 1.000 nascidos vivos para expressá-lo.

O padrão de desempenho utilizado para a mortalidade infantil foi o de três óbitos para cada 1.000 nascidos vivos, índice verificado em países como Holanda, Suécia e Cingapura, considerados lideranças mundiais.

O indicador é calculado anualmente pela expressão SE-4 = (100 – X)/97, obtida pela linearização dos pontos (3; 1) e (100; 0), sendo X o valor em número de óbitos por cada 1.000 nascidos vivos. O indicador deve ser ponderado pelo coeficiente 0,095, valor do peso relativo desse indicador.

Para os anos de 2006 e 2007, utilizou-se para o cálculo os valores referentes ao ano de 2005, tendo em vista a indisponibilidade de dados mais atuais e para o ano de 2008 foram utilizados valores referentes 2006.

Índice Socioeconomia

O Índice Socioeconomia é composto apenas pelo indicador SE-4, ponderado pelo coeficiente 0,095. Assim, tem-se I SOCE  = 0,095 SE-4   

socio

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Índice socioeconomia, composto pela mortalidade infantil, que apresenta uma tendência nacional, inclusive na maioria dos países, de redução contínua, expressa uma melhoria em decorrência de ações de diversas políticas públicas: saúde, educação, habitação, segurança alimentar, meio ambiente, previdência social e economia. Não é por acaso que os menores índices de mortalidade infantil encontram-se em países com os melhores índices econômicos.

Observa-se que nos últimos anos, de 2004 a 2008, a taxa de mortalidade infantil permaneceu praticamente inalterada, mantendo-se na casa dos 16 óbitos de crianças menores que um ano por 1000 nascidos vivos.