Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos lança novos sites com foco na prestação de serviços aos mineiros

Notícia

Criado: Seg, 21 out 2024 12:44 | Atualizado: Seg, 21 out 2024 12:44
Objetivo da atualização da ferramenta é facilitar a comunicação entre o Governo de Minas e a população, promovendo uma navegação eficiente e simplificada

Foto: Divulgação/Sisema
Sites do Sisema contam com um design mais intuitivo para que a população tenha acesso aos mais variados serviços ambientais
Sites do Sisema contam com um design mais intuitivo para que a população tenha acesso aos mais variados serviços ambientais

Moderno, eficiente e prático. Estas são as características dos sites dos órgãos que compõem o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Sisema), que estão de cara nova, a partir desta sexta-feira (18/10). As páginas, a partir de agora, contam com um design mais intuitivo para que a população tenha acesso aos mais variados serviços ambientais.

A atualização engloba os sites da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). O objetivo da nova versão das páginas é facilitar ainda mais a comunicação entre o Governo de Minas e os cidadãos, promovendo prestação de serviços de qualidade.

No site da Semad, por exemplo, os cidadãos podem ter acesso a informações objetivas e atualizadas sobre solicitação de Fiscalização Ambiental. Estão listadas as ações que são de competência do Sisema, como fabricação e comercialização de carvão vegetal, fauna doméstica e silvestre, extração e/ou beneficiamento mineral, entre outros.

Já na página do IEF, os usuários poderão ter mais informações sobre recuperação de ecossistemas, como o Programa de Regularização Ambiental (PRA) e o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Além disso, há a parte de Unidades de Conservação, na qual estão listados os espaços abertos para visitação e suas respectivas informações, como horário de funcionamento e localização.

A navegação também ficou mais eficiente e simplificada aos usuários de recursos hídricos que acessarem ao site do Igam e buscam, por exemplo, informações sobre a Declaração Anual de Uso de Recursos Hídricos (DAURH) e a emissão dos respectivos Documentos de Arrecadação pelo uso da água para que sejam recolhidos recursos que serão investidos na melhoria das bacias hidrográficas do estado. Assim também ocorre com o acesso às decisões dos processos de licenciamento ambiental no site da Feam e para quem busca saber sobre a política de gestão de barragens de Minas Gerais.

O superintendente de Tecnologia da Informação da Semad, Tiago Aroeira, conta que a escolha da nova ferramenta se deu por sua flexibilidade e robustez, que nos permite oferecer uma navegação mais intuitiva e ágil ao cidadão.

“O uso do Liferay facilita tanto a gestão de conteúdos quanto a integração com outros sistemas, melhorando o acesso à informação ambiental. A criação dos novos portais e a migração do conteúdo legado são apenas o começo, permitindo que, no futuro, os órgãos do Sisema ofereçam serviços de forma ainda mais rápida e eficiente. Nosso objetivo é garantir que, independentemente do dispositivo, os usuários encontrem a informação que precisam de forma simples e rápida”, destacou Tiago.

Multiplataforma

Seja pelo computador, celular ou tablet, os sites do Sisema ficaram mais acessíveis. Em cada homepage há seções que facilitam a vida do usuário que busca informações sobre serviços ambientais. No site da Semad, por exemplo, há as abas dos principais assuntos conduzidos pela pasta: Fiscalização, Gestão Ambiental, Resíduos Sólidos e Saneamento.

Há, ainda, nos quatro sites, a parte de notícias, que também foi modernizada. O novo layout facilitou para que os cidadãos saibam sobre as principais entregas realizadas pelo Governo de Minas na parte ambiental. É o que afirmou a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo. “Nosso compromisso é fornecer serviços de qualidade aos cidadãos mineiros e os novos sites representam um passo importante nesse processo. Facilitar o acesso dos usuários às informações e serviços do Sisema é fortalecer cada vez mais a cidadania”, concluiu.

Matheus Adler
Ascom/Sisema